terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sobre o ovo (adivinhas)

I
Branco é, galinha o põe.
- O ovo.

II
Uma caixa pequenina
Mas que pode rebolar
Todos a sabem abrir
Ninguém a sabe fechar.
- O ovo.

III
Sou filho de pais cantantes
E minha mãe não tem dentes
Nem nenhum dos meus parentes
Uma caixinha
De bem-querer
Não há carpinteiro
Que a saiba fazer.
-O ovo.

IV
Qual é coisa qual é ela
Do feitio de um pipinho
Não tem arco nem arquinho
E segura o seu vinhinho.
-O ovo.

V
Sou de comer
Filho de quem comia
Minha mãe ao eu nascer
Cantava com alegria.
Eu de mim sou todo calvo
Meu coração amarelo
O meu rosto é todo alvo.
-O ovo.

VI
Celorico bico bico
Não tem rabo nem tem bico
Mas o filho do Celorico
Tem rabo, penas e bico.
-O ovo.

VII
Era e não era
Que andava no campo
Chegou a altura
Do seu filho branco
Era e não era
Deitou a correr
Pra chegar a tempo
De o ver nascer.
-A galinha e o ovo.

Sem comentários: